top of page

5 conteúdos para redes sociais de engenharia e arquitetura

  • Foto do escritor: Renato Faria
    Renato Faria
  • 23 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de ago. de 2023



Com o crescimento do número de plataformas, a gestão das redes sociais vem se tornando mais complexa para todas as empresas. Um dos primeiros passos a adotar visando a resultados mais efetivos consiste em definir o público-alvo a que a empresa ou profissional quer se dirigir.


De modo geral, escritórios de projeto de engenharia e arquitetura atuam em dois segmentos: o B2B – Business to Business, isto é, prestando serviços para outras empresas – e o B2C – Business to Consumer, ou seja, para consumidores finais. Esses dois modelos demandam diferentes estratégias de marketing – e, consequentemente, de atuação nas redes sociais.


Marketing B2B e B2C para empresas de engenharia e arquitetura

Na construção civil, predomina o modelo B2B, em que o público contratante é composto por pessoas mais especializadas, que normalmente atuam em construtoras e buscam parcerias sólidas, com soluções de projeto que conciliem técnica e preço. Aqui, a visão de longo prazo deve nortear a produção de conteúdo nas redes.


Nada impede, contudo, que o escritório tenha um braço de atuação para atender diretamente demandas do consumidor final, ou seja, atuar no segmento B2C. A boa notícia é que, nesse segmento, o trabalho de produção de conteúdo para o público B2C pode ser aproveitado. No entanto, a estratégia para captar o consumidor final é um pouco diferente, com abordagens mais diretas visando a conversões rápidas.


Ideias de posts para empresas de engenharia e arquitetura

Empresas que atuam em um segmento técnico como a construção civil precisam mostrar, de forma consistente, que dominam a área em que atuam. Inconscientemente, isso ajuda a construir uma relação de confiança entre a empresa e seu potencial cliente. Além disso, considerando a grande rotatividade nas redes sociais, é importante considerar o acervo de posts, vídeos e stories como uma vitrine da empresa, complementar ao seu site.


Veja a seguir algumas ideias para produção de conteúdo em suas plataformas:


1. Caixinha de perguntas

Um dos formatos que cria bastante engajamento com o público e que permite uma troca de conhecimento intensa com outros profissionais do meio técnico. E ainda tem uma grande vantagem: é possível criar blocos temáticos de respostas e deixá-los em destaque no perfil para visualização posterior – além de reproduzi-las em outros canais, combinadas com conteúdos complementares.


2. Visita à obra

Nada como uma visita ao canteiro para ver, na prática, o projeto de materializando. Mostre os aspectos mais criativos do projeto, os materiais utilizados. Até mesmo os perrengues servem como conteúdo de valor – especialmente quando os problemas são acompanhados das soluções práticas. Lições aprendidas e compartilhadas são muito valorizadas.


3. Projeto comentado

Faça vídeos mostrando imagens do projeto na tela de seu computador, comente o desafio e como chegou à solução. Ou vá até a obra, tire fotos do projeto executado e faça um post “rabiscando” explicações para mostrar os detalhes técnicos. Faça vídeos ou fotos de detalhes que mostram na prática pontos importantes prescritos em norma técnica.


4. Minicase de projeto

Conte resumidamente a história de um projeto recente, com seus desafios técnicos ou suas principais características. Pode ser apresentado em formato de carrossel – isto é, uma sequência de imagens – ou em um vídeo rápido, de 30 a 60 segundos, com imagens-chave do projeto e/ou da obra pronta.


5. Lives

Convide clientes ou até mesmo outros projetistas do ramo para discutir uma questão técnica da sua área, como atualizações de normas técnicas ou tendências tecnológicas. Lives com dois um mais perfis logados ajudam a ampliar o alcance da audiência e fazer o seu trabalho ser mais conhecido. Importante: prepare um roteiro com os tópicos que serão abordados e defina um tempo de duração para a transmissão – 20 minutos, 30 minutos, 1 hora. Não esqueça de salvar a gravação depois que terminar. Aproveite o conteúdo e prepare cortes nos momentos chave para transformá-los em vídeos mais curtos, como reels e stories.


Gostou do conteúdo? A Go Far Marketing pode ajudar sua empresa a planejar sua estratégia em mídias sociais e fazer a gestão do conteúdo de sua empresa. Entre em contato agora!

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Post: Blog2 Post
bottom of page