Como escolher o nome de empresas de engenharia e arquitetura?
- Renato Faria
- 19 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Tente lembrar de um grande fabricante de vergalhões. Outro de mantas asfálticas. Um fabricante de tubos e conexões para instalações hidráulicas. Pense em três grandes construtoras e/ou incorporadoras. Quais marcas vieram de bate-pronto à cabeça?
Muito provavelmente, essa (boa) percepção despertada em você é fruto de um forte trabalho de construção de marca – também conhecida pelo termo em inglês branding. E uma das primeiras etapas desse processo passa pela escolha do nome.
Tipos de nomes para construtoras e escritórios de projeto
Na construção civil, muitas empresas de projeto e consultoria adotam o nome ou sobrenome da pessoa fundadora, ou dos sócios do escritório. É uma escolha simples, mas poderosa, pois empresta rapidamente à empresa as características associadas à pessoa – especialmente quando ela já tem uma boa reputação profissional no mercado. É uma espécie de assinatura simbólica, que transmite a ideia de responsabilidade técnica e segurança.
Uma variação dessa opção consiste na criação de acrônimos a partir da primeira letra ou sílabas do(s) nome(s) do(s) sócio(s). Essa opção tem o potencial de gerar nomes interessantes, mas tende a exigir um trabalho de longo prazo na construção da marca, dada a dificuldade de se associar ideias ou sentimentos a siglas.
Nomes que fazem referência a territórios – bairros, cidades, regiões geográficas – tendem a fortalecer a ideia de conexão com a comunidade local e de identificação com seus valores. São opções interessantes para construtoras e escritórios de arquitetura que atuam no ramo residencial, em mercados locais.
Outras empresas optam por associar seus nomes às tecnologias ou expertises de suas áreas de atuação, com ou sem acrônimos. É uma solução comum em empresas que atuam nos segmentos de concreto e de impermeabilização, por exemplo. Têm a vantagem de comunicar rapidamente o que a empresa faz, e transmite a ideia de autoridade/especialização no assunto. Também podem incorporar palavras (ou parte delas) que remetam a conceitos como sustentabilidade, inovação, qualidade, velocidade etc.
Cuidados no registro
Independente da escolha, é importante estar atento a cacofonias, ambiguidades e outros problemas semânticos que possam causar problemas futuros.
Por isso, sempre apresente o nome em avaliação para pessoas de diferentes perfis. Sem envolvimento com o processo de construção da marca, elas conseguem identificar com mais facilidade esses tipos de problemas.
Também é essencial pesquisar se a marca não foi registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), caso contrário, todo o trabalho de construção de marca pode ser inutilizado.
Bônus
Veja a seguir algumas ideias comumente associadas a empresas de construção:
Conhecimento técnico/Autoridade/Know how
Confiabilidade/Segurança
Domínio de tecnologias/Especialização
Rapidez/Produtividade
Inovação/Criatividade
Sustentabilidade
Qualidade
Gostou do conteúdo? A Go Far Marketing pode ajudar sua empresa a escolher seu nome e conduzir todo o processo de construção de marca e divulgação. Entre em contato agora!
Comments