top of page

O que considerar na criação de sites de engenharia e arquitetura

  • Foto do escritor: Renato Faria
    Renato Faria
  • 17 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

O site de um escritório de engenharia civil ou de arquitetura é sua principal vitrine no mundo digital. Por isso, deve ter uma aparência profissional, com informações claras e hierarquizadas, que transmitam segurança para que o potencial cliente entre em contato.


Neste artigo, mostraremos alguns cuidados que as empresas de projeto e consultoria que atuam na construção civil precisam adotar para serem encontradas por seu público-alvo.


Texto, design e usabilidade


É indispensável que os textos sejam muito bem redigidos, com ideias organizadas, coesas e que façam sentido – e sem erros básicos de pontuação ou ortografia. Mesmo frases simples e curtas, se mal escritas ou revisadas, podem comprometer a forma como o seu potencial cliente julgará seu negócio.


Outro aspecto importante na apresentação de sua empresa é o design do site. Um layout limpo e coerente associado a uma paleta de cores enxuta contribui para que o visitante encontre rapidamente as informações que procura, sem distrações.


Além disso, um item ainda muito negligenciado na criação de sites é a sua responsividade em telas de diversos tamanhos – especialmente de telefones celulares. Por isso, a mentalidade mobile first, ou seja, a priorização da experiência dos usuários de dispositivos móveis, deve estar presente desde o início da concepção ou revisão do site.


Site de página única ou clássico


Uma tendência dos novos sites é concentrar todas as informações sobre a empresa, produto ou serviço em uma só página – os chamados sites one-page (clique aqui e veja o exemplo de um escritório de arquitetura francês).


Sua concepção é mais simples, com uma organização em faixas, e sua manutenção é mais fácil, de modo geral. O apelo visual é mais intenso, com emprego de cores fortes, fotos grandes, ilustrações e animações. São indicados para empresas com conteúdos mais estáticos.


A estrutura clássica de sites consiste em uma home page principal e páginas específicas para os demais conteúdos do site. São indicadas para empresas de médio porte e mais consolidadas no mercado, com um portfólio extenso e cases de obra desafiadores.


Conteúdos que não podem faltar


  • Portfólio: É o espaço para apresentar os principais cases de projetos da empresa. Para cada um deles, vale produzir textos relatando os desafios técnicos e soluções propostas pela empresa, sempre que possível fartamente ilustrados com fotos e desenhos técnicos relevantes. O conteúdo pode ficar mais bem organizado quando categorizado em tipologias de obras.


  • Quem somos: É o espaço de apresentação da história da empresa e suas conquistas; de sua missão, visão e valores; do currículo e foto dos responsáveis técnicos e da equipe de projeto; de eventuais empresas coligadas, entre outros. Pode ser enriquecida com depoimentos em vídeo de sócios e diretores.


  • O que fazemos: Descrição objetiva dos serviços realizados pela empresa, áreas de especialização, metodologia de trabalho, softwares adotados no dia a dia, tecnologias utilizadas em suas obras etc.


  • Contatos: Ao incluir informações claras sobre endereço da sede (e eventuais unidades), telefone para contato, emails de departamentos-chave, CNPJ e formulários de contato, a empresa ajuda a construir credibilidade sobre o negócio. Estas informações, inclusive são bem vistas por mecanismos de busca como o Google, e contribuem para que o site conquiste melhores resultados em resultados de pesquisa.


  • Conteúdos adicionais: A empresa pode enriquecer seu site incluindo a publicação de blog posts, artigos técnicos, vídeos institucionais, depoimentos de clientes, lives e eventos, cadastros para newsletters, landing-pages para submissão de currículos (área “Trabalhe conosco”) e muito mais.


Cuidados técnicos importantes


Um trabalho mais detalhado, voltado ao aumento da audiência do site - e, consequentemente, à criação de mais oportunidades de negócio – consiste na otimização para os mecanismos de busca (conhecido pela sigla em inglês SEO, de Search Engine Optimization). Nesse trabalho, são abordadas questões semânticas – incluindo estudos de palavra-chave e sinônimos em títulos, subtítulos e corpo do texto, assim como formatações e aplicações de tags em html – e técnicas – como tempo de carregamento de página, análise de código-fonte e avaliação de usabilidade do site.


Gostou do conteúdo? A Go Far Marketing pode ajudar sua empresa a produzir sites profissionais e otimizados para mecanismos de busca. Entre em contato agora!


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page